SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Currículo de história, políticas da diferença e hegemonia: diálogos possíveisA economia, a religião, a moral: novos terrenos das guerras de história escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PEREIRA, Júnia Sales. Diálogos sobre o exercício da docência: recepção das leis 10.639/03 e 11.645/08. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.147-172. ISSN 0100-3143.

O texto apresenta reflexões sobre o papel da prática de investigação como elemento formativo para a docência, tendo como foco o interesse em conhecer e discutir acerca do que dizem professores/as da Educação Básica sobre a recepção e a prática da Lei 11.645/08 (que altera a Lei 10.639/03). Fundamentam o texto reflexões sobre a docência em história no diálogo com autores do campo da antropologia e dos estudos da linguagem. O foco da discussão recai sobre o valor formativo da reflexão acerca da polissemia verificada na recepção e prática da legislação recente sobre ensino de história em ambientes de partilha de dúvidas, dilemas e perspectivas que comparecem na escola neste contexto.

Palabras clave : Ensino de História; Recepção da Lei 11.645/08.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )