SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Economy, Religion and Moral: new fields for school history warsAre curriculum integration and interdisciplinarity synonyms? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa  and  PENNA, Fernando de Araujo. Ensino de história: saberes em lugar de fronteira. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.191-211. ISSN 0100-3143.

Esse artigo tem por objetivo discutir a construção teórico-metodológica de pesquisa sobre a relação entre saberes docentes e escolares em narrativas da história escolar. Contribuições teóricas do campo do Currículo e da Didática foram articuladas a referenciais de teorias da História e da Retórica, uma vez que defendemos que a pesquisa sobre ensino de história é lugar de fronteira, onde há produção de saberes a partir de diálogos, de trocas e do reconhecimento das diferenças. Nas explicações analisadas, os professores de História utilizaram comparações, ilustrações, exemplos, metáforas, analogias para negociar a distância entre os saberes de seus alunos e os saberes objeto de ensino/aprendizagem, nos processos de produção e atribuição de sentidos aos saberes escolares.

Keywords : Ensino de História; Lugar de Fronteira; Currículo; Saber Docente; Retórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )