SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01A economia, a religião, a moral: novos terrenos das guerras de história escolarIntegração curricular e interdisciplinaridade: sinônimos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa  e  PENNA, Fernando de Araujo. Ensino de história: saberes em lugar de fronteira. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.191-211. ISSN 0100-3143.

Esse artigo tem por objetivo discutir a construção teórico-metodológica de pesquisa sobre a relação entre saberes docentes e escolares em narrativas da história escolar. Contribuições teóricas do campo do Currículo e da Didática foram articuladas a referenciais de teorias da História e da Retórica, uma vez que defendemos que a pesquisa sobre ensino de história é lugar de fronteira, onde há produção de saberes a partir de diálogos, de trocas e do reconhecimento das diferenças. Nas explicações analisadas, os professores de História utilizaram comparações, ilustrações, exemplos, metáforas, analogias para negociar a distância entre os saberes de seus alunos e os saberes objeto de ensino/aprendizagem, nos processos de produção e atribuição de sentidos aos saberes escolares.

Palavras-chave : Ensino de História; Lugar de Fronteira; Currículo; Saber Docente; Retórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )