SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Ensino de história: saberes em lugar de fronteiraA educação da criança escrava nos quadros da escravidão do escritor Joaquim Manoel de Macedo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

AIRES, Joanez Aparecida. Integração curricular e interdisciplinaridade: sinônimos?. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.215-230. ISSN 0100-3143.

O objetivo neste artigo é discutir a tese de que os termos interdisciplinaridade e integração curricular não são sinônimos. Para tanto, buscou-se primeiramente uma breve revisão destes conceitos, com apoio principalmente em Japiassu (1976), Santomé (1998), Beane (1997), Jantsch e Bianchetti (1995), entre outros. Em seguida, foram pontuadas algumas diferenças entre os termos, em que se argumentou que estes são diferentes não só porque cada um deles abriga concepções diferentes do que é integração curricular e interdisciplinaridade, mas, também, porque cada um apresenta concepções diferentes de disciplina. Consideramos que tal reflexão pode indicar elementos para uma melhor compreensão da organização curricular nas escolas.

Palavras-chave : Integração Curricular; Interdisciplinaridade; Disciplina Escolar; Disciplina Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )