SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Integração curricular e interdisciplinaridade: sinônimos?Políticas de avaliação da educação superior brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FONSECA, Marcus Vinícius da. A educação da criança escrava nos quadros da escravidão do escritor Joaquim Manoel de Macedo. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.231-251. ISSN 0100-3143.

A educação foi um tema que teve ampla repercussão durante o processo de abolição do trabalho escravo, principalmente nos debates relativos ao processo de construção e execução da Lei do Ventre Livre, de 1871. Neste artigo, procuramos apresentar um conjunto de fontes documentais que permitem analisar os encaminhamentos em torno do movimento de vinculação entre a educação e a questão relativa à libertação dos escravos. Em meio a estas fontes, merece destaque o livro Vítimas-algozes: quadros da escravidão, obra que demarcou a participação do escritor Joaquim Manoel de Macedo neste debate. Inicialmente, procuramos situar o livro nos debates sobre a abolição do trabalho escravo e, em seguida, tentamos destacar a sua importância em relação a um dos temas mais difíceis de serem tratados nas pesquisas relativas à escravidão: a educação das crianças escravas. Desta forma, procuramos demonstrar que esse livro permite uma aproximação com alguns aspectos relativos aos sujeitos, aos tempos, espaços e conteúdos das práticas educativas envolvidas na formação das crianças escravizadas.

Palabras clave : História da Educação; Escravidão; Literatura; Criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )