SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01A educação da criança escrava nos quadros da escravidão do escritor Joaquim Manoel de MacedoCurricularte: experimentações pós-críticas em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

POLIDORI, Marlis Morosini; RETTL, Ana Maria de Mattos; MORAES, Mario Cesar Barreto  y  CASTRO, Maria Cristina Lima de. Políticas de avaliação da educação superior brasileira. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.253-278. ISSN 0100-3143.

O desenvolvimento do processo de avaliação da educação superior no país é recente, devido a sua concepção ter se consolidado em 2004 com a implantação da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A partir de 2008, ocorreram abordagens diferenciadas no desenvolvimento do Sistema sendo impostos indicadores com o objetivo de criarem rankings das melhores IES do país, utilizando somente o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste sentido, apresenta-se um resgate histórico do processo de avaliação da educação superior do Brasil; a seguir, evidenciam-se os elementos que interferem no estabelecimento de diferentes políticas; por fim, discute-se a situação atual com a demonstração de possíveis encaminhamentos na busca da oferta de uma educação superior de melhor qualidade pelas IES do país.

Palabras clave : Política Educacional; Educação Superior; Avaliação; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )