SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Políticas de avaliação da educação superior brasileiraEstágio docente: análise de interações sociais em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

COSTA, Gilcilene Dias da. Curricularte: experimentações pós-críticas em educação. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.279-293. ISSN 0100-3143.

Este artigo tem como objetivo afirmar a arte como fenômeno estético e motor da criação do novo na educação. Em seu conjunto, o texto expressa as ideias que moveram a realização de uma atividade de experimentação artística, de caráter ensaístico e conceitual, que conjugou os elementos da arte com as teorizações pós-críticas do currículo. Os aportes teóricos pautados no pensamento estético-filosófico de Nietzsche e Deleuze embasaram a idéia de um espírito artístico na educação avesso à rigidez tradicional das formas de aprender, ensinar, avaliar. A opção metodológica por práticas pedagógicas de experimentação artística culminou na construção performática de um Curricularte gestado na confluência da arte com o currículo, dimensão corpórea que liga saber e sabor, arte antropofágica movida pelo desejo de criação do novo na educação.

Palavras-chave : Currículo; Arte; Experimentação; Criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )