SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Curricularte: experimentações pós-críticas em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ROSA, Russel Teresinha Dutra da  y  VEIT, Maria Helena Degani. Estágio docente: análise de interações sociais em sala de aula. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.295-316. ISSN 0100-3143.

O presente artigo resulta de um estudo de caso do processo de formação inicial de professores para o Ensino Médio, em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O foco é a relação pedagógica estabelecida entre 30 professores estagiários e alunos do Ensino Médio, como parte das atividades da disciplina de Prática de Ensino, sendo analisadas interações entre docentes e alunos, enfocando a constituição da posição de autoridade do jovem professor. É discutido o planejamento do discurso regulador - categoria pertencente à perspectiva teórica de Basil Bernstein - direcionado pelo princípio do respeito mútuo e caracterizado pela explicitação de regras contextuais para práticas sociais. A pesquisa empregou como referencial teórico-metodológico além das contribuições de Basil Bernstein, conceituação do interacionismo simbólico.

Palabras clave : Formação de Professores de Biologia; Perspectiva Sociológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )