SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02The research in policy and management of K-12 education: theoretical and methodological issuesThoughts on critical ethnography and its implications for educational research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa qualitativa crítica: conceitos básicos. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.395-424. ISSN 0100-3143.

Este artigo revisa conceitos básicos associados à pesquisa qualitativa crítica. É explicada e ilustrada uma teoria do sentido embasada em pragmática comunicativa para orientar o pesquisador qualitativo crítico na reconstrução dos domínios e estruturas implícitos da ação significativa, incluindo a conversa dos participantes durante entrevistas. É apresentada uma teoria da identidade humana, diferenciando entre os componentes de identidade (eu, nós, mim e autonarrativa) e relacionando a declaração de identidade à teoria do sentido. O conceito de sistemas sociais também é explicado, porque muitas vezes a análise de sistemas é um aspecto importante da pesquisa qualitativa crítica, utilizada para captar e trazer à luz coisas como reprodução cultural, reprodução social, resistência e diferentes formas de mudança de sistema. Esses conceitos estão todos conectados em uma teoria social crítica integrada e devem ser usados de forma flexível e criativa pelo pesquisador qualitativo crítico quando delinear e conduzir a pesquisa.

Keywords : Pesquisa Qualitativa Crítica; Etnografia Crítica; Teoria Social; Teoria Metodológica; Teoria Crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )