SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02Critical Qualitative Research: basic conceptsParticipatory research and popular education: epistemologies of the south author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

MAINARDES, Jefferson  and  MARCONDES, Maria Inês. Reflexões sobre a etnografia crítica e suas implicações para a pesquisa em educação. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.425-446. ISSN 0100-3143.

O artigo discute a etnografia crítica, destacando as suas origens, conceituação, contribuições, implicações para a pesquisa em educação, bem como os desafios que esta abordagem metodológica coloca para os pesquisadores. Especial referência é feita aos estágios da pesquisa qualitativa crítica desenvolvidos por Carspecken (1996). Os autores argumentam que a metodologia etnografia crítica possui um potencial significativo para fortalecer a pesquisa em educação, uma vez que destaca a necessidade do estabelecimento de relações com o sistema social mais amplo e a problematização de questões relacionadas à reprodução social, desigualdades e formas de opressão dentro e fora do sistema educacional.

Keywords : Etnografia Crítica; Etnografia; Pesquisa Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )