SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02Participatory research and popular education: epistemologies of the southDiscussion Groups: a methodological option in education research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

BACKES, José Licínio  and  PAVAN, Ruth. As epistemologias dos estudos curriculares: diferenças e identidades. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.465-483. ISSN 0100-3143.

O artigo analisa os trabalhos aprovados para a apresentação no GT de Currículo da ANPED no período 2005-2009, perscrutando suas epistemologias com base nos conceitos de diferença e identidade. A análise mostrou a presença de duas tendências: epistemologia da diferença pura, cujos autores desenvolvem suas reflexões curriculares, sem pensar em identidades, usando uma linguagem do devir, da pluralidade, da fuga, do escape, das picadas; epistemologia da DIFERENÇA/identidade: seus autores argumentam que as identidades são construídas na relação com as diferenças, mas essa não é uma relação linear, unidimensional, vertical, e sim híbrida, contingencial, deslizante.

Keywords : Epistemologia; Identidade; Diferença; Estudos Curriculares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )