SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Pesquisa participativa e educação popular: epistemologias do sulGrupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BACKES, José Licínio  e  PAVAN, Ruth. As epistemologias dos estudos curriculares: diferenças e identidades. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.465-483. ISSN 0100-3143.

O artigo analisa os trabalhos aprovados para a apresentação no GT de Currículo da ANPED no período 2005-2009, perscrutando suas epistemologias com base nos conceitos de diferença e identidade. A análise mostrou a presença de duas tendências: epistemologia da diferença pura, cujos autores desenvolvem suas reflexões curriculares, sem pensar em identidades, usando uma linguagem do devir, da pluralidade, da fuga, do escape, das picadas; epistemologia da DIFERENÇA/identidade: seus autores argumentam que as identidades são construídas na relação com as diferenças, mas essa não é uma relação linear, unidimensional, vertical, e sim híbrida, contingencial, deslizante.

Palavras-chave : Epistemologia; Identidade; Diferença; Estudos Curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )