SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Infantia: entre a anterioridade e a alteridadeO trote universitário como violência espetacular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ALBINO, Beatriz Staimbach; HAMMES, Priscila Daniela  e  FERNANDEZ VAZ, Alexandre. Sobre o bem-estar na Revista Boa Forma: corpo, lazer, normalização. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.569-585. ISSN 0100-3143.

O trabalho trata de alguns lugares do discurso do lazer na revista Boa Forma, tomando como objeto as prescrições de bem-estar. Foram analisadas, a partir do conceito crítico de indústria cultural, a seção específica sobre o tema, a capa e os editoriais das edições de 2005 a 2007, e de set./fev. de 2001 a 2004. Os resultados apontam para: 1. uma interface entre embelezamento, bem-estar e lazer que tendo o corpo como objeto de investimento transforma-o, por meio de um labor que se escamoteia, em mercadoria; 2. a presença de promessas repetidas, mas não cumpridas, de reconciliação com a natureza pelo incentivo ao resgate de uma beleza que seria inata, um dom, e ao investimento no aparato espiritual que se vale de técnicas de autoajuda. Ao final, ressalta-se o caráter de obrigatoriedade e de instrumentalização do ideário do bem-estar, como vida plena, para normalização dos corpos e das condutas.

Palavras-chave : Corpo Feminino; Bem-estar; Lazer; Revista Boa Forma; Theodor W. Adorno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )