SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Sobre o bem-estar na Revista Boa Forma: corpo, lazer, normalizaçãoO Impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade escolar no contexto do FUNDEB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O trote universitário como violência espetacular. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.587-604. ISSN 0100-3143.

As origens dos trotes são tão antigas quanto à própria universidade. As barbáries cometidas pelos veteranos em seus calouros, por ocasião do ingresso na vida universitária, podem ser observadas desde as primeiras universidades europeias. Esse artigo tem como principal objetivo investigar as determinações históricas do trote universitário e argumentar que, diante da chamada sociedade do espetáculo, o trote encontra, nas novas tecnologias, um espaço bastante profícuo não só para ser divulgado, como também para reforçar o seu recrudescimento. Nessa sociedade, somente as imagens de barbáries mais cruéis, incluindo as dos trotes, é que se destacarão frente às demais e, assim, conquistarão a atenção dos seus consumidores que se tornam ávidos pelo contato com estímulos audiovisuais cada vez mais chocantes e agressivos.

Palavras-chave : Trote; Universidade; Sociedade do Espetáculo; Teoria Crítica; Indústria Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )