SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03A casa e a rua: uma relação política e socialO dizer da professora: para além da indignação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

COSSA, Lourenço Eugénio. Línguas nacionais no Sistema Nacional de Educação para o Desenvolvimento em Moçambique. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.705-725. ISSN 0100-3143.

A escolarização somente em uma língua estrangeira, portuguesa, em detrimento das línguas nacionais da maioria dos moçambicanos, foi a motivação desta pesquisa. O estudo tomou como base o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso fundada por Pêcheux, e outros autores, buscando identificar efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-professor em seu processo de significação na/pela língua, mediante a realidade que o cerca cotidianamente. O corpus da análise foi viabilizado a partir de entrevistas semiabertas com três professores de uma escola primária dos arredores da Cidade de Maputo. Constatou-se a existência de posições identitárias de acordo com o processo histórico-social-político do país, o que, na nossa óptica, promove uns e marginaliza outros.

Palavras-chave : Línguas Nacionais; Ensino; Desenvolvimento; Efeitos de Sentidos; Análise de Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )