SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Línguas nacionais no Sistema Nacional de Educação para o Desenvolvimento em MoçambiqueRessonâncias de ambivalência e resistência em uma sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FISS, Dóris Maria Luzzardi. O dizer da professora: para além da indignação. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.727-746. ISSN 0100-3143.

O tema deste trabalho é a constituição heterogênea dos sujeitos e dos sentidos considerada a partir da análise discursiva de formulações produzidas por uma professora da rede pública estadual. O objetivo da análise é perceber que efeitos de sentido sobre a condição do ser professor e as diferentes relações estabelecidas nas práticas de que ele participa na escola e fora dela estão presentes nas formulações dos sujeitos, evidenciando seus deslocamentos de posição. Com este propósito, articulam-se noções de memória e acontecimento, entre-lugares, heterogeneidade e sujeito dividido. Conclui-se, a partir da análise, que o sujeito-professora é um sujeito processual que se constitui em função dos deslocamentos que produz, um sujeito que se constitui nos e pelos processos que protagoniza, nas bordas intervalares da realidade, nos entre-lugares.

Palabras clave : Discurso Pedagógico; Análise de Discurso; Entre-lugares; Trabalho Docente; Heterogeneidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )