SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03The teacher’s voice: beyond outrageThe difficulty in mathematics on students’ discourse: resonances of meaning from a discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

TASCHETTO, Leonidas Roberto. Ressonâncias de ambivalência e resistência em uma sala de aula. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.747-760. ISSN 0100-3143.

O objetivo deste artigo é mostrar como alunos-policiais de um curso de atualização profissional focado em mudanças atitudinais significam a sua profissão e o curso de que participam como alunos, diante de uma política educacional para a segurança pública fundamentada nos Direitos Humanos e nos acordos e tratados internacionais sobre o uso da força e da arma de fogo. O procedimento adotado para atingir tal objetivo consistiu em analisar as enunciações formuladas pelos alunos-policiais durante o percurso do curso, levando-se em consideração o arsenal teórico-metodológico de Michel Pêcheux, Michel Foucault e Homi K. Bhabha. Os resultados da análise das enunciações dos alunos-policiais apontam ora para um sentido de ambivalência, ora para um sentido de resistência diante das mudanças pretendidas pelo governo através do curso e de seu enfoque.

Keywords : Formação e Atualização de Policiais; Ambivalência; Resistência; Análise de Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )