SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03O dizer da professora: para além da indignaçãoA dificuldade da matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discurso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

TASCHETTO, Leonidas Roberto. Ressonâncias de ambivalência e resistência em uma sala de aula. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.747-760. ISSN 0100-3143.

O objetivo deste artigo é mostrar como alunos-policiais de um curso de atualização profissional focado em mudanças atitudinais significam a sua profissão e o curso de que participam como alunos, diante de uma política educacional para a segurança pública fundamentada nos Direitos Humanos e nos acordos e tratados internacionais sobre o uso da força e da arma de fogo. O procedimento adotado para atingir tal objetivo consistiu em analisar as enunciações formuladas pelos alunos-policiais durante o percurso do curso, levando-se em consideração o arsenal teórico-metodológico de Michel Pêcheux, Michel Foucault e Homi K. Bhabha. Os resultados da análise das enunciações dos alunos-policiais apontam ora para um sentido de ambivalência, ora para um sentido de resistência diante das mudanças pretendidas pelo governo através do curso e de seu enfoque.

Palabras clave : Formação e Atualização de Policiais; Ambivalência; Resistência; Análise de Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )