SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Ressonâncias de ambivalência e resistência em uma sala de aulaAnálise de um fórum pedagógico de discussão na internet índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. A dificuldade da matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.761-779. ISSN 0100-3143.

Matemática é difícil tornou-se uma expressão naturalizada resultante de ressignificações atribuídas a fatos que marcaram a história da disciplina. O aluno reconhece este discurso que circula no senso comum e na comunidade escolar e, ao coabitar com os efeitos de sentido deste pré-construído, filia-se a ele; porém, ao interpretá-lo, acrescenta sentidos seus. O sentido dado à Matemática, que o aluno retira do interdiscurso, foi analisado através de reflexões do que ele diz. A análise permitiu perceber que as dificuldades encontradas na aprendizagem da Matemática, manifestadas na voz do aluno, mostram a adesão aos já-ditos da disciplina, bem como os deslocamentos de sentidos produzidos, atestando a heterogeneidade que lhe é constitutiva.

Palabras clave : Ensino e Aprendizagem; Matemática; Dificuldades de Aprendizagem; Análise de Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )