SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03The difficulty in mathematics on students’ discourse: resonances of meaning from a discourseThe first teachers of Claudia City between 1978 and 1980: who has come? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.781-797. ISSN 0100-3143.

Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a lingüística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.

Keywords : Fórum Pedagógico; Comunidade de Aprendizagem; Discurso Pedagógico; Análise de Discursos; Educação a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )