SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03A dificuldade da matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discursoAs primeiras professoras de Cláudia-MT entre 1978 e 1980: quem veio? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.781-797. ISSN 0100-3143.

Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a lingüística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.

Palavras-chave : Fórum Pedagógico; Comunidade de Aprendizagem; Discurso Pedagógico; Análise de Discursos; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )