SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03Analysis of an internet pedagogical forum of discussionThe in-training research analyst: notes for analytical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

TOME, Cristinne Leus. As primeiras professoras de Cláudia-MT entre 1978 e 1980: quem veio?. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.799-816. ISSN 0100-3143.

Quem chegou? O que desejas? Neste artigo problematizamos a posição discursiva das quatro primeiras professoras da Escola Estadual da cidade de Cláudia-MT, entre os anos 1978 e 1980. A partir do referencial teórico-analítico da Análise de Discurso, discutimos os sentidos produzidos pelo sujeito que se inscreve no processo de colonização, ressignificando a sua posição-sujeito. Para tanto, analisamos o funcionamento discursivo do pronome pessoal nós nas falas das professoras sobre a sua chegada e inserção no campo de trabalho da educação.

Keywords : Educação; Análise de Discurso; Posição-Sujeito Professor; Pronome Nós; Michel Pêcheux.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )