SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Análise de um fórum pedagógico de discussão na internetO analista de discurso em formação: apontamentos à prática analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

TOME, Cristinne Leus. As primeiras professoras de Cláudia-MT entre 1978 e 1980: quem veio?. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.799-816. ISSN 0100-3143.

Quem chegou? O que desejas? Neste artigo problematizamos a posição discursiva das quatro primeiras professoras da Escola Estadual da cidade de Cláudia-MT, entre os anos 1978 e 1980. A partir do referencial teórico-analítico da Análise de Discurso, discutimos os sentidos produzidos pelo sujeito que se inscreve no processo de colonização, ressignificando a sua posição-sujeito. Para tanto, analisamos o funcionamento discursivo do pronome pessoal nós nas falas das professoras sobre a sua chegada e inserção no campo de trabalho da educação.

Palavras-chave : Educação; Análise de Discurso; Posição-Sujeito Professor; Pronome Nós; Michel Pêcheux.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )