SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03As primeiras professoras de Cláudia-MT entre 1978 e 1980: quem veio?Uma pesquisa longitudinal sobre professores e computadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ERNST-PEREIRA, Aracy  e  MUTTI, Regina Maria Varini. O analista de discurso em formação: apontamentos à prática analítica. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.817-833. ISSN 0100-3143.

O artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito-pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.

Palavras-chave : Formação do Pesquisador; Análise de Discurso; Falta; Excesso e Estranhamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )