SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03O analista de discurso em formação: apontamentos à prática analíticaA mestria da palavra e a formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SANTOS, Gilberto Lacerda. Uma pesquisa longitudinal sobre professores e computadores. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.837-848. ISSN 0100-3143.

O artigo relata uma pesquisa longitudinal, realizada em sete anos, por meio de seis dissertações de mestrado conduzidas por professores da rede pública de ensino do Distrito Federal acerca do uso do computador por seus pares em exercício no ensino fundamental, e norteada pelas seguintes questões: de que forma o professor pode utilizar a tecnologia da informática para conceber seu próprio material didático? Que critérios devem pautar a escolha de dispositivos informáticos suscetíveis de apoiarem o seu trabalho pedagógico? Qual o impacto da informática educativa na organização do trabalho pedagógico? As respostas encontradas permitem que elaboremos uma série de recomendações para a formação docente a partir da consideração da educação mediada pela informática como condição de pertinência da escola, como objeto de investigação e como desafio ao trabalho docente.

Palabras clave : Computadores na Educação; Pesquisa Longitudinal; Professores e Computadores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )