SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Programa de saúde da família e o governamento das populaçõesLa psicologización del yo: materiales para una genealogía del descubrimiento del mundo interior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de  y  SEFFNER, Fernando. Do que vale para o que pode: corpos de Quincas Berro Dágua. Educ. Real. [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.883-910. ISSN 0100-3143.

Este é um texto que versa sobre produção de corpos normalizados/identificados, bem como de suas reexistências. Tendo como espaço de inserção-análise um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para álcool e outras drogas (AD) de Aracaju-Sergipe, intenta-se abrir possibilidades de pensar conexões entre dois temas que acreditamos importantes, mas ainda pouco explorados no terreno da Reforma Psiquiátrica: álcool e outras drogas e relações de gênero, sobretudo, arranjos de masculinidades. Em terrenos biopolíticos, pensar o que valem e o que não valem corpos masculinos que usam álcool e/ou outras drogas e serviços de saúde mental. Pensar, especialmente, o que podem esses corpos, porque os corpos sempre podem mais do que o que prescrevem as normas. Pesquisar, enfim, modos de subjetivação desses corpos. Este artigo insere-se dentro de projeto de pesquisa em andamento, para elaboração de tese de doutorado.

Palabras clave : Corpo; Modos de Subjetivação; Reforma Psiquiátrica/CAPS; Álcool e Outras Drogas; Masculinidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )