SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Gnose: uma via de re-conhecimento das sombras do euFormação do profissional em saúde: uma recusa ao esvaziamento da essência do cuidado humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes  e  SOUZA, Fernando César de. Diálogos interdisciplinares em saúde e educação: a arte do cuidar. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.107-124. ISSN 0100-3143.

O artigo descreve o cuidado em suas dimensões histórica, filosófica e educacional, sendo a última focada em dois movimentos práticos: cuidar de si e cuidar do outro, sob o prisma metodológico interdisciplinar que reconhece a urgência da integração entre o fazer e o ser, mesclando as histórias de vidas. Ao considerar a escola como um local de ação terapêutica, no qual há movimentos cuidadosos atrelados ao currículo, à formação docente e ao relacionamento interpessoal, redesenharemos uma didática para a educação que transcende os bancos escolares, onde a questão vital capaz de curar as pessoas é reconhecida nas inquietações dos alunos e professores rumo à valorização da cura nata em cada um de nós, porém não compreendida por muitos de nós.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Saúde; Cura; Escola; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )