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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
ROSITO, Margaréte May Berkenbrok y LOTERIO, Marlene Goya. Formação do profissional em saúde: uma recusa ao esvaziamento da essência do cuidado humano. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.125-142. ISSN 0100-3143.
Investiga-se o sentido do cuidado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicina de 2001. Estabelece-se como objetivo analisar a formação profissional em saúde. Aponta para os seguintes resultados: é necessária uma formação humanística capaz de mediar o uso dos conhecimentos científicos e tecnologias, de modo a responder às necessidades de saúde de indivíduos e da coletividade; o cuidado norteia as práticas que envolvem tanto ações de educação como de saúde ou é, ele mesmo, parte dessas ações.
Palabras clave : Formação Docente; Cuidado Humano; Educação e Saúde.