SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Formação do profissional em saúde: uma recusa ao esvaziamento da essência do cuidado humanoPalavras e imagens sobre amizade jovem na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

POZATTI, Mauro Luiz. Educação para a inteireza do ser: uma caminhada. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.143-159. ISSN 0100-3143.

Ao percorrer uma caminhada entre medicina e educação nos últimos trinta anos, o autor desenvolve uma proposta teórica e prática para reposicionar o ser humano enquanto um todo inteiro - corporal, mental, social, cultural, ambiental e espiritual - o qual, por sua vez, também é parte de um Todo e em permanente conexão com o mesmo. Esta proposta está em sintonia com a visão de mundo transdisciplinar e holística. Além de redirecionar o conceito de saúde, o autor também propõe processos educacionais complementares, incluindo uma educação de acordo com as fases de vida e a convivência harmônica e voltada ao desenvolvimento da consciência em relação à Totalidade.

Palavras-chave : Educação Transdisciplinar e Holística; Saúde; Fases de Vida; Convivência Harmônica; Desenvolvimento da Consciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )