Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
ZAMBERLAN, Edmara Silvana Joia y SILVA, Marcos Rodrigues da. O ensino de evolução biológica e sua abordagem em livros didáticos. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.187-212. ISSN 0100-3143.
Apesar de ser considerada como uma ideia reguladora para toda a biologia, geralmente a evolução é tratada, nos livros didáticos brasileiros de biologia, como um conteúdo; assim a evolução é geralmente considerada, nestes livros, da mesma forma que qualquer outro conteúdo. Além disso, outros conteúdos, que deveriam ser considerados a partir de uma compreensão prévia do conceito de evolução, são abordados com referência apenas implícita à evolução. O objetivo deste trabalho é o de, por meio de uma análise de alguns livros didáticos de biologia do ensino médio, descrever e discutir a forma de apresentação dos conteúdos de competição e vírus, e verificar como está sendo realizada tal apresentação.
Palabras clave : Evolução; Ensino de Ciências; Paradigma; Filosofia da Ciência; História da Ciência.