Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da; PASQUAL, Marina Leme y FERREIRA, Mayara Carrijo. Brincadeiras no Ensino Fundamental: pistas para a formação de professoras. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.213-231. ISSN 0100-3143.
Apresenta-se parte dos resultados de pesquisa feita em 2008, em duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, com objetivo de identificar se e como as brincadeiras têm sido incluídas nos currículos dos primeiros anos do novo Ensino Fundamental (EF). Aqui, recortam-se as observações de duas reuniões de Pais e Mestres, analisando-se as concepções das professoras quanto à atividade lúdica e sua inclusão no cotidiano escolar. Com o trabalho analítico qualitativo, evidencia-se a não homogeneidade da construção do EF (mesmo entre escolas de igual filiação administrativa e de mesma região) e problematizam-se os modos de abordagem da atividade lúdica pelas professoras, localizando aspectos importantes para fundamentar a sua formação.
Palabras clave : Ensino Fundamental de 9 Anos; Atividade Lúdica; Professor; Formação.