SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Infância e cidade: Porto Alegre através das lentes das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

RAMOS, Daniela Karine. Ciberética: a ética no espaço virtual dos jogos eletrônicos. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.319-336. ISSN 0100-3143.

O objetivo do trabalho é identificar as influências que os jogos eletrônicos têm sobre a construção da moral e da ética. Diante disso, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadores estabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que o jogador leva em conta aspectos éticos de forma diferenciada e propomos o conceito de ciberética, entendida como uma ética presente nos jogos eletrônicos que considera a capacidade do sujeito-jogador de avaliar as regras definidas e orientar o seu comportamento no mundo virtual.

Palavras-chave : Jogos Eletrônicos; Desejo; Ética; Ciberética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )