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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

GIL, Natalia de Lacerda. Campo educacional e campo estatístico: diferentes apropriações dos números do ensino. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.511-526. ISSN 0100-3143.

O presente artigo analisa os discursos sobre as estatísticas educacionais em publicações que circularam nas décadas de 1930 e 1940. As fontes aqui mobilizadas foram elaboradas no Serviço de Estatística de Educação e Saúde, sob coordenação de Teixeira de Freitas, e no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, organizadas por Lourenço Filho. O foco deste artigo está na percepção da existência de diferentes apropriações das estatísticas escolares. O que se destaca é que os elementos evocados, os aspectos enfatizados e as interpretações feitas têm considerável vinculação com o que está em jogo nos campos em que cada autor se atrelava originalmente - como se pretende evidenciar pela análise empreendida.

Palabras clave : História da Educação; Estatísticas Escolares; Campo Educacional.

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