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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

CAMARGO, Liseane Silveira  y  BECKER, Maria Luiza Rheingantz. O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.527-549. ISSN 0100-3143.

O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.

Palabras clave : Cooperação; Epistemologia Genética; Lógica da Reciprocidade; Lógica das Relações.

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