SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue02Avaliação institucional: por que os atores silenciam?O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

FIORIO, Angela Francisca Caliman; LYRIO, Kelen Antunes  and  FERRACO, Carlos Eduardo. Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/as. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.569-587. ISSN 0100-3143.

Este artigo tenta discutir os múltiplos contextos vividos pelos estudantes de uma escola pública da periferia de Vitória - Espírito Santo. A realização da pesquisa se deu por meio de conversas e de instrumentos a partir dos quais os estudantes puderam soltar suas redes de sentidos sobre os diferentes contextos da vida e da escola. As questões levantadas pelos estudantes nos dão pistas para pensarmos a escola pública em sua dimensão curricular e política, associando vida e conhecimento. Outras questões nos movem nesta pesquisa e nos indagam sobre as formas como a escola lida com a diversidade de expectativas, principalmente esta: qual a potência da escola na vida de nossos estudantes?

Keywords : Cotidianos; Pesquisa; Escola; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )