SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Avaliação institucional: por que os atores silenciam?O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

FIORIO, Angela Francisca Caliman; LYRIO, Kelen Antunes  e  FERRACO, Carlos Eduardo. Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/as. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.569-587. ISSN 0100-3143.

Este artigo tenta discutir os múltiplos contextos vividos pelos estudantes de uma escola pública da periferia de Vitória - Espírito Santo. A realização da pesquisa se deu por meio de conversas e de instrumentos a partir dos quais os estudantes puderam soltar suas redes de sentidos sobre os diferentes contextos da vida e da escola. As questões levantadas pelos estudantes nos dão pistas para pensarmos a escola pública em sua dimensão curricular e política, associando vida e conhecimento. Outras questões nos movem nesta pesquisa e nos indagam sobre as formas como a escola lida com a diversidade de expectativas, principalmente esta: qual a potência da escola na vida de nossos estudantes?

Palavras-chave : Cotidianos; Pesquisa; Escola; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )