SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue02Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/asTecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

LUCA, Andréa Quirino de; ANDRADE, Daniel Fonseca de  and  SORRENTINO, Marcos. O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.589-606. ISSN 0100-3143.

Este artigo aborda o diálogo como objeto de pesquisa na Educação Ambiental, a fim de colaborar com a fundamentação de práticas e pesquisas na área. Observa a necessidade da criação de indicadores de diálogo e de maior aprofundamento empírico com aqueles já sugeridos. Também, o artigo promove uma articulação do conceito de diálogo com o de comunidades interpretativas e de aprendizagem, espaços para se praticar e vivenciar a Educação Ambiental (EA), práticas essas trazidas por algumas Políticas Públicas de EA brasileiras. Finalmente, argumenta que as metodologias participativas, sobretudo as de cunho intervencional, são adequadas para colaborar com um aprofundamento teórico-prático da teoria do diálogo.

Keywords : Educação Ambiental; Diálogo; Conflito; Comunidades Interpretativas e de Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )