SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/asTecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LUCA, Andréa Quirino de; ANDRADE, Daniel Fonseca de  y  SORRENTINO, Marcos. O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.589-606. ISSN 0100-3143.

Este artigo aborda o diálogo como objeto de pesquisa na Educação Ambiental, a fim de colaborar com a fundamentação de práticas e pesquisas na área. Observa a necessidade da criação de indicadores de diálogo e de maior aprofundamento empírico com aqueles já sugeridos. Também, o artigo promove uma articulação do conceito de diálogo com o de comunidades interpretativas e de aprendizagem, espaços para se praticar e vivenciar a Educação Ambiental (EA), práticas essas trazidas por algumas Políticas Públicas de EA brasileiras. Finalmente, argumenta que as metodologias participativas, sobretudo as de cunho intervencional, são adequadas para colaborar com um aprofundamento teórico-prático da teoria do diálogo.

Palabras clave : Educação Ambiental; Diálogo; Conflito; Comunidades Interpretativas e de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )