SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacionalO processo de regionalização das universidades do Mercosul: um estudo exploratório de regulação supranacional e nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LEMOS, Daniel Cavalcanti de Albuquerque. Os cinco olhos do diabo: os castigos corporais nas escolas do século XIX. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.627-646. ISSN 0100-3143.

O presente trabalho analisa a prática de castigos corporais nas escolas primárias da Corte, investigando-a como forma de disciplinar, constituir e consolidar uma determinada cultura escolar, aqui entendida como um conjunto de normas, posturas e condutas impostas aos jovens, como forma de se obter uma disciplinarização do corpo e do espírito. A Palmatória, foi um objeto que assim como o livro, o quadro, a pena, marcou sua presença na escola e no imaginário da sociedade sobre a escola. Ao ponto de serem retratadas na literatura da época. Analiso fontes que demonstram os rumos da discussão acerca dos castigos corporais, os limites da autoridade do professor e a intervenção da sociedade nesse debate.

Palabras clave : Castigos Corporais; Disciplinarização; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )