SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03A auto-imagem profissional dos professores de educação física em Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

CORTESAO, Luiza. Professor produtor e/ou tradutor de conhecimentos: trabalhando no contexto doa arco-íris sociocultural da sala de aula. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.719-735. ISSN 0100-3143.

Trabalhando no contexto do arco-íris sociocultural da sala de aula. Neste trabalho começa-se por discutir algumas questões epistemológicas e metodológicas que, sobretudo em contextos multiculturais, é necessário ter em consideração em processos educativos que pretendem ser significantes para os diferentes alunos. Defende-se que, em contextos de diversidade sócio-cultural, e se se pretende que as aprendizagens sejam relevantes para os alunos, o professor, para além de ser um tradutor de saberes produzidos por outros, terá de se assumir também como investigador, como produtor de conhecimento, que diversifica o processo de ensino-aprendizagem através de dispositivos de diferenciação pedagógica. Neste texto aprofundam-se e cruzam-se contributos anteriores decorrentes de trabalhos elaborados sobretudo em colaboração com Stephen R. Stoer.

Keywords : Multiculturalidade; Aprendizagens Significativas; Dispositivos de Diferenciação; Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )