SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03Professor produtor e/ou tradutor de conhecimentos: trabalhando no contexto doa arco-íris sociocultural da sala de aulaUma nova estética escolar: juntando os aspectos cognitivos e pedagógicos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

MOREIRA, J. António Marques  and  FERREIRA, António Gomes. A auto-imagem profissional dos professores de educação física em Portugal. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.737-759. ISSN 0100-3143.

O presente artigo pretende analisar a forma como os professores de Educação Física se percepcionam enquanto docentes. É um estudo que coloca a ênfase na percepção dos sujeitos em questões relativas à construção da sua identidade docente. Situando-nos num quadro de um paradigma não positivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo. O estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas da área da Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação, se definem como exigentes, disciplinadores e metódicos. Verificámos, ainda, que há concepções e actuações diferentes no âmbito do ensino da Educação Física.

Keywords : Educação Física; Professores; Identidade; Auto-Imagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )