SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Professor produtor e/ou tradutor de conhecimentos: trabalhando no contexto doa arco-íris sociocultural da sala de aulaUma nova estética escolar: juntando os aspectos cognitivos e pedagógicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

MOREIRA, J. António Marques  y  FERREIRA, António Gomes. A auto-imagem profissional dos professores de educação física em Portugal. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.737-759. ISSN 0100-3143.

O presente artigo pretende analisar a forma como os professores de Educação Física se percepcionam enquanto docentes. É um estudo que coloca a ênfase na percepção dos sujeitos em questões relativas à construção da sua identidade docente. Situando-nos num quadro de um paradigma não positivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo. O estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas da área da Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação, se definem como exigentes, disciplinadores e metódicos. Verificámos, ainda, que há concepções e actuações diferentes no âmbito do ensino da Educação Física.

Palabras clave : Educação Física; Professores; Identidade; Auto-Imagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )