SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03A auto-imagem profissional dos professores de educação física em PortugalEntre o corpo e a escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BARBOSA, Heloiza H.. Uma nova estética escolar: juntando os aspectos cognitivos e pedagógicos. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.761-778. ISSN 0100-3143.

O presente artigo tem o objetivo de argumentar que, em momento de reforma educacional, é necessário levar-se em conta os resultados de pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos. Esta discussão é importante devido ao fato de que a estrutura e organização da escola pública atual não reflete o que nós sabemos dos processos de como a criança aprende. Os profissionais e responsáveis por implementar e organizar a escola pública não levam em consideração tais pesquisas priorizando, assim, o aspecto pedagógico em detrimento do aspecto cognitivo do sujeito. Esta separação é prejudicial à qualidade da educação pretendida. E escola está separada da vida.

Palavras-chave : Estética Escolar; Desenvolvimento Cognitivo; Reforma Educacional; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )