SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Entre o corpo e a escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonizaçãoValores práticos do magistério e facetas de práticas pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.803-821. ISSN 0100-3143.

Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.

Palavras-chave : Livro Didático; PNLD; Ensino de História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )