SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03A fetichização do livro didático no BrasilA autoridade do professor e a função da escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Valores práticos do magistério e facetas de práticas pedagógicas. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.823-839. ISSN 0100-3143.

Apresenta-se neste artigo o resultado de uma pesquisa sobre disposições para a ação de professores das primeiras séries do ensino fundamental que compõem suas práticas pedagógicas e se constituem em valores em estado prático. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras da rede pública estadual de São Paulo, e analisados a partir dos conceitos de espaço social e campo social formulados por Pierre Bourdieu. Foi possível evidenciar que as práticas de disciplinarização e moralização dos alunos, centrais na atuação docente nesse âmbito do ensino, relacionam-se com aprendizagens referidas à origem e pertença social dos professores, e também às condições objetivas em que atuam.

Keywords : Função Docente; Posição Social; Prática Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )