SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue03Valores práticos do magistério e facetas de práticas pedagógicasCorpo, gênero e sexualidade nos registros de indisciplina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

SOARES, Ademilson de Sousa. A autoridade do professor e a função da escola. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.841-861. ISSN 0100-3143.

A autoridade do professor e a função da escola são discutidas a partir das proposições de Giorgio Agamben sobre o homem contemporâneo; do conceito de Hannah Arendt sobre responsabilidade coletiva; e das ideias de Karl Marx sobre o fenômeno da alienação. O alheamento social e político, típico da contemporaneidade, que desafia os educadores; a irresponsabilidade dos adultos diante das novas gerações que provocam o professor e as demandas da realidade brasileira atual que desafiam a escola, são problematizadas no sentido de afirmar a autoridade do professor como aspecto decisivo da função social da escola no combate responsável a todas as formas de indiferença e de alienação.

Keywords : Autoridade do Professor; Indiferença; Responsabilidade Coletiva; Alienação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )