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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SOARES, Ademilson de Sousa. A autoridade do professor e a função da escola. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.841-861. ISSN 0100-3143.

A autoridade do professor e a função da escola são discutidas a partir das proposições de Giorgio Agamben sobre o homem contemporâneo; do conceito de Hannah Arendt sobre responsabilidade coletiva; e das ideias de Karl Marx sobre o fenômeno da alienação. O alheamento social e político, típico da contemporaneidade, que desafia os educadores; a irresponsabilidade dos adultos diante das novas gerações que provocam o professor e as demandas da realidade brasileira atual que desafiam a escola, são problematizadas no sentido de afirmar a autoridade do professor como aspecto decisivo da função social da escola no combate responsável a todas as formas de indiferença e de alienação.

Palavras-chave : Autoridade do Professor; Indiferença; Responsabilidade Coletiva; Alienação.

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