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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BENEVIDES, Pablo Severiano. De onde falamos nós?: Uma análise da produção da diferença a ser incluída. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.887-903. ISSN 0100-3143.

Este trabalho objetiva estabelecer uma análise dos agenciamentos que produzem a diferença a ser incluída. Partindo da suspeita de que o uso abusivo do pronome nós nos mais distintos discursos que pretendem fazer uma apologia da diferença pela via da inclusão consiste em um mecanismo de abstração da particularidade, da contingência e da posição de poder que ocupa quem enuncia estes discursos, procuro mostrar como eles se coadunam e não parecem oferecer resistências significativas às formas de superposição entre o poder disciplinar e o poder de normalização biopolítico nas sociedades contemporâneas. Isto implicará, portanto, numa crítica às evidências identitárias, tão assumidas como aspiradas pelos diversos movimentos minoritários.

Palavras-chave : Diferença a Ser Incluída; Dispositivos de Proteção; Consenso; Evidências Identitárias; Biopolítica.

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