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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da  e  FABRIS, Elí Terezinha Henn. Os universitários como um público: educação e governamentalidade neoliberal. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.905-921. ISSN 0100-3143.

O presente texto propõe-se a apresentar os modos pelos quais a noção de público é produtiva para compreender as tecnologias de poder produzidas nas interfaces entre a educação e a comunicação no capitalismo contemporâneo. Tal conceito, produzido a partir de Gabriel Tarde, potencializa o entendimento de que os múltiplos materiais midiáticos que circulam em nosso tempo produzem uma sofisticação das tecnologias de poder. Examina-se, enfim, a gestão das mentes dos sujeitos universitários como uma tecnologia de poder característica do neoliberalismo contemporâneo, tal gerenciamento não apenas encaminha modos flexíveis de relacionar-se com o conhecimento, como também posiciona os sujeitos analisados em uma intensa rede de conexões permanentes.

Palavras-chave : Educação; Comunicação; Público; Governamentalidade; Universitários.

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