SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número03Os universitários como um público: educação e governamentalidade neoliberalAlfabetização rural no Brasil na perspectiva das relações campo-cidade e de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

ANTERIO, Djavan  e  GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Relação sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.923-941. ISSN 0100-3143.

A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.

Palavras-chave : Educação; Feiras Livres; Cultura; Brinquedos Artesanais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )